Planejamento financeiro, chega de pagar juros por atraso

Já aconteceu com você de se apertar um pouco no final do mês, por falta de um bom planejamento financeiro, e acabar atrasando um pouco um boleto e na hora de pagar acabar pagando um valor muito maior, por conta dos juros?

Infelizmente, a taxa pelo atraso da maioria dos produtos financeiros é um tanto quanto alta, especialmente quando se fala de cartão de crédito. Sabia que tem taxa de rotativo de cartão que ultrapassa os 700% ao ano? Pois é, não é uma boa ideia cair nessa taxa.

E, embora imprevistos possam sim acontecer, atrapalhando o pagamento das contas no final do mês, um bom planejamento pode reduzir bastante a incidência disto. Um bom planejamento pode fazer total diferença.

Planejamento Financeiro
Fonte (Reprodução/internet)

Você não é bom em realizar um bom planejamento? Não se preocupe, não é um bixo de 7 cabeças, e você verá algumas dicas.

Para um bom planejamento, saiba quanto gastou!

A melhor forma para se saber o que precisa diminuir (partindo de um pressuposto que você queira realmente diminuir seus custos), é saber exatamente com o que você andou gastando o dinheiro, concorda?

ANÚNCIO

Para isso, os bancos digitais e aplicativos de compras, como o PicPay, ajudaram muito, afinal, até mesmo para pegar um estrato não precisa mais ir à um caixa, tudo o que vai precisar é de um celular com acesso à internet e, claro, o aplicativo em seu celular.

Tendo uma base do quanto você gastou e com o que foram esses gastos, fica mais fácil e prático que você consiga analisar exatamente o que pode e precisa ser cortado ou reduzido do seu dia a dia.

Aqui você vai encontrar alguns aplicativos que podem ajudar bastante nessa parte de controle dos gastos, vale a pena dar uma olhada lá depois.

Tenha um foco e um alvo

Tenha um objetivo bem estabelecido! Pode parecer um papo meio coaching, mas, se você tiver um foco e um alvo específico, ficará bem mais fácil para você se motivar a realizar o planejamento e se manter fiel à ele, então, tenha uma meta estabelecida!

Por exemplo, guardar dinheiro sem ter nenhum foco específico, pode não ser algo tão simples quando aquela roupa que você tanto queria entrou em promoção. Mas, se você estiver juntando um dinheiro para viajar aos EUA, terá uma motivação bem maior para não gastar.

Então, na hora que for começar seu planejamento, é bom que você tenha um foco para se motivar ainda mais, afinal, se manter fiel à um planejamento financeiro, nem sempre pode ser fácil, mas sempre é necessário.

Faça investimentos

Outra coisa que você pode fazer para te ajudar, é começar a aplicar parte do seu salário. Para ajudar nessa parte, se você tiver uma conta no Banco Inter, pode dar uma olhada na plataforma PAI, além de dicas para investimentos, há excelentes opções de onde aplicar seu dinheiro.

Assim, esse dinheiro aplicado estará rendendo e, colocando uma quantia certa todos os meses, em pouco tempo você pode ter uma quantia considerável aplicada. Assim, caso aconteça algum imprevisto, você terá um fundo monetário que poderá ser usado, evitando que caia nos juros.

Importância de um bom planejamento

Em uma sociedade e um sistema econômico com taxas de juros tão altas, um bom planejamento é essencial para que você não acabe se endividando e sujando seu nome por besteira.

Então, antes de comprar algo, pense sempre se esse algo realmente é necessário nesse momento, ou se pode ser comprado depois. Analise suas despesas para, na hora de comprar com o cartão de crédito, não acabar gastando mais do que vai conseguir pagar.

O cartão de crédito bem utilizado pode ajudar bastante, mas, mal utilizado pode te prejudicar muito, pense bem antes de comprar aquela passagem parcelada.

ANÚNCIO