Aplicativo CNH Digital conheça as vantagens e como baixar

ANÚNCIO

Criado em 2018, o aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT) está disponível para os mais de 60 milhões de habilitados no Brasil, aos quais podem ter acesso e vantagens específicas. Válido legalmente como qualquer documento de identidade, a CDT pode ser utilizada em órgãos públicos, em embarques de voos domésticos e etc. 

Sair de casa sem se preocupar em levar documentos é algo que todo brasileiro queria a um tempo, principalmente para os motoristas que correm o risco de serem parados em blitz e levarem multas caso não estejam com sua CNH em mãos.

ANÚNCIO

Por isso, hoje já são mais de 20 milhões de brasileiros que possuem a nova versão da CNH e têm acesso ao aplicativo gratuito criado pelo Denatran e Serpro, Serviço Federal de Processamento de Dados, que ainda disponibiliza outros serviços.

Aplicativo CNH Digital conheça as vantagens e como baixar
Fonte: (Reprodução/Internet)

Continue por aqui para descobrir as vantagens e como ter sua CNH disponível em seu celular:

CNH-e

A nova modalidade de CNH digital vem sido produzida desde maio de 2017 e consiste na versão atualizada, que possui QR Code disponível no verso do documento, para que o habilitado possa ter acesso ao Carteira Digital de Trânsito. 

ANÚNCIO

O aplicativo é gratuito e pode ser encontrado tanto na App Store como na Play Store. Com mais de um milhão de usuários, ele disponibiliza não só a CNH, como também o CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) e infrações registradas pelo condutor ou por veículo.

“A transformação digital caminha lado a lado com a segurança e o intuito de facilitar a vida do cidadão”, afirmou Frederico Carneiro, diretor-geral Denatran. Vale ressaltar, que este documento ainda não possui adesão obrigatória, mas é uma novidade que facilita tanto para o habilitado, quanto para a autoridade.

Vantagens

Com este novo projeto do governo, o plano é facilitar o acesso e solucionar problemas de forma mais prática e rápida. Em sua recente atualização, é possível receber descontos de até 40% em multas recebidas. Conheça algumas das vantagens: 

ANÚNCIO
  • Sempre ter a CNH em mãos é essencial e o aplicativo promete facilitar isso. A infração para quem não apresenta documentação é considerada grave podendo gerar 7 pontos na carteira e multas que podem chegar a R$ 880,41;
  • Acesso mais rápido para motoristas e autoridades;
  • Reúne CNH e CRLV;
  • Descontos de até 40% em multas pagas antecipadamente e mediante abandono do direito de contestação (recurso administrativo);
  • Continua disponível mesmo com o celular offline (sem internet).

Taxas e formas de adquirir 

Carteiras emitidas a partir de maio de 2017 já possuem o QR Code e estão disponíveis para o acesso ao aplicativo. Caso o habilitado ainda não tenha, o processo para obtê-la é simples, basta solicitar a emissão de segunda via ou renovação da CNH (não é necessário aguardar o vencimento para realizar a renovação).

Essa emissão poderá ser feita através do site do Detran estadual ou comparecendo diretamente à sede onde foi emitida, portando os seguintes documentos: CPF, Carteira de Identidade e Comprovante de Residência. 

As taxas para este processo é responsabilidade do Detran estadual, em alguns há cobranças e em outros não. Por isso, é de extrema importância que o motorista entre em contato e verifique valores e prazo para entrega do novo documento.

Como se cadastrar no aplicativo 

Para aqueles que já possuem sua CNH-e, basta acessar sua plataforma App Store ou Play Store, realizar o download e seguir os seguintes passos: 

  • Faça o cadastro e confirme por e-mail;
  • Após confirmado, realize o login no aplicativo e clique em “Adicionar documento”;
  • Escaneie o QR Code, localizado na parte interna da CNH;
  • Realize a verificação biométrica usando a câmera do dispositivo;
  • Informe seu número de celular para liberação;
  • Crie uma senha de 4 dígitos para acessar o aplicativo.

Pronto, após finalizar o processo, você poderá aproveitar o acesso virtual das informações sobre sua carteira, carro, infrações com alguns toques. Em caso de dúvidas sobre o funcionamento do aplicativo, entre em contato com a Central de Serviços Serpro através do e-mail css.serpro@serpro.gov.br ou envie um formulário pelo site.

ANÚNCIO