Descubra quais são os modelos das máquinas de cartões no Brasil

Todo mundo que tem um comércio hoje em dia pensa em ter uma máquina de cartões, afinal de contas, a maior parte dos consumidores opta pelos cartões de débito e de crédito para realizar compras, ao julgarem isso muito mais seguro do que o dinheiro em espécie.

E aí aparece a dúvida: qual máquina de cartão vale a pena? Para ter a resposta é preciso entender os modelos dessas máquinas de cartões, sendo que elas podem aceitar cartões de débito, de crédito ou ambos.

Descubra quais são os modelos das máquinas de cartões no Brasil

Essas máquinas funcionam como dispositivos eletrônicos que transmitem dados financeiros. Então, o consumidor pode usar um cartão com chip para fazer a compra e a máquina faz a leitura dos créditos, que tem liberação a partir de uma senha.

Conheça a diferença entre as máquinas de cartões disponíveis no Brasil e descubra qual é a melhor para o seu tipo de negócio.

Máquinas POS

A máquina de cartão POS é a mais conhecida em todo Brasil. É aquela que sempre fica instalada no caixa das lojas e funciona quando está com conexão à uma linha telefônica. Os proprietários pagam aluguéis mensais e os principais nomes são: Cielo, Rede e GetNet.

Para quem vai pedir a máquina do tipo POS deve se atentar ao fato de que existem acordos diferentes, como no tipo de cartão que é aceito e uma desvantagem é que ela usa a linha telefônica para se comunicar. Ela imprime recibos, sendo esse um diferencial.

Uma opção mais moderna é a POS Wireless, que são máquinas portáteis idênticas às POS, com o diferencial de que funciona via internet, no Wireless.

Máquinas POO

Também é uma linha parecida com POS e que fica no caixa. No entanto, a diferença está no fato de que usa um chip de celular para funcionar corretamente. Então, o empreendedor deve ter uma rede de dados de uma operadora de celular, como Oi, Claro, etc.

Essa tem a vantagem de que o garçom pode levar à máquina até os clientes na mesa ou até a sua casa quando você pede uma pizza.

Máquinas TEF

O modelo TEF tem o design igual ao POS porém a tecnológica é totalmente diferente: elas fica em supermercados, farmácias e comércios que não precisam deslocar a máquina. Também funcionam via internet e, por isso, ficam conectadas à um computador.

A grande vantagem é que ela pode trabalhar com várias empresas, como a Rede e a Cielo. Para a empresa, isso é ótimo porque ela vende mais.

Máquina Mobile

Esse é um leitor de cartão que fica conectado a um smarpthone por cabo ou por tecnologia Bluetooth. Ele transmite informações de forma simples com a conexão à internet. Também trabalham com cartão de débito e crédito, além de usar um app para conectar o cartão.

Valor das máquinas

As máquinas de cartões têm valores variáveis porque algumas funciona como mensalidade e outras não. Para se ter uma ideia, a Moderninha do PagSeguro não cobra a mensalidade, sendo que custa 12 parcelas de R$ 69,90 e depois ela já é do dono do estabelecimento.