Veja como solicitar empréstimo com restrição do nome

Solicitar empréstimo tem sido uma boa opção para quem está em busca de um crédito que sirva para quitar débitos maiores ou para quem quer realizar projetos pessoais, como comprar um carro para trabalhar ou investir no próprio negócio.

Mas, será que dá para solicitar empréstimo mesmo estando com a restrição do nome, isto é, com o nome listado em órgãos de defesa ao crédito (SPC, Serasa)? Geralmente, os grandes bancos não permitem o acesso para essas pessoas, mas existem alternativas!

Veja como solicitar empréstimo com restrição do nome

As 3 principais formas de acessar ao empréstimo mesmo negativado são: empréstimo online, empréstimo consignado e o penhor. Conheça cada uma dessas opções e descubra a melhor para você.

1 – Empréstimo Pessoal Online

Hoje em dia algumas fintechs (empresas digitais do setor financeiro) disponibilizam ao mercado a chance de o consumidor solicitar o empréstimo para negativados, ao passo que esse é um crédito direcionado para essas pessoas com restrição do nome.

Geralmente, os valores partem dos R$ 3 mil e podem ser pagos em até 2 anos (24 meses). As correspondentes bancárias que permitem esse crédito têm parcerias com bancos e, mesmo assim, a análise de crédito feita é mais flexível permitindo o crédito para negativados.

2 – Empréstimo Consignado

É muito fácil entender por que o empréstimo consignado também é uma opção para quem está com a restrição do nome: porque o valor das parcelas é debitado automaticamente do salário do cliente (antes mesmo que ele caia na conta).

Então, essa também é uma opção para quem vai solicitar o empréstimo para negativado, sendo que as taxas de juros praticadas ficam abaixo dos empréstimos mais tradicionais. O lado ruim é que nem todos os bancos oferecem essa linha de crédito, que é voltada para pensionistas/aposentados, funcionários públicos e de empresas privadas.

3 – Penhor

Muita gente já ouviu falar do Penhor da Caixa, que também é uma opção de crédito pessoal disponível na Caixa e em vários outros bancos e que torna possível à quem está com a restrição no nome solicitar o empréstimo.

O penhor funciona de forma simples: o interessado deixa alguns bens materiais (como joias, relógios, pingentes e objetos de ouro) como garantia do pagamento das parcelas e em troca consegue o crédito pessoal com taxas de juros mais justas do que as outras opções de crédito.

Qual o valor da taxa de juros?

As taxas de juros são variáveis em todas as linhas de crédito citadas acima. Sendo que essas opções, além de serem ideais para quem está com o nome sujo, também podem ser vistas com bons olhos do ponto de vista financeiro, já que as taxas não são as mais altas.

Na Simplic, por exemplo, que oferece o empréstimo pessoal online, as taxas de juros podem chegar a 15,8%, sendo que o valor é correspondente ao que é praticado em todo mercado financeiro brasileiro. Mas, para não ser surpreendido, o ideal é simular o empréstimo antes de contratar.

Além das opções listadas também existe o consórcio de veículos, motos, crédito e imóveis. No entanto, apesar de funcionar como um empréstimo, nessa linha o cliente não pode retirar o dinheiro quando quiser, já que isso depende de sorteio ou de lances.