Conheça algumas dicas para economizar no seu Imposto de Renda

Ninguém gosta de pagar imposto, não é verdade? No entanto, é algo que precisamos fazer. Apesar disso, saiba que há algumas maneiras de economizar no pagamento de impostos, sabia disso? Nós vamos falar aqui especificamente do Imposto de Renda.

O planejamento financeiro é algo extremamente importante. Ele ajuda a evitar aquelas surpresas desagradáveis no final do mês e ainda faz com que as pessoas consigam realizar sonhos e tirar alguns projetos do papel.

Muito provavelmente, se você está lendo esse texto é porque está a procura de controlar as suas finanças e nós vamos ajudar com isso. Afinal de contas, poupar algum dinheiro nas compras diárias é fácil. Agora, descobrir como pagar menos impostos não é uma tarefa fácil e nós vamos falar aqui algumas dicas para ajudar com isso.

Imposto de Renda
Fonte: reprodução/internet 

Saiba mais sobre como economizar com o Imposto de Renda e conheça dicas valiosas para pagar menos impostos.

O que você precisa para declarar o Imposto de Renda

Se essa é a primeira vez que você vai declarar, nós vamos falar aqui sobre o que de fato é o Imposto de Renda, isso porque algumas pessoas nem gastam nada e você entenderá o motivo. O fato é que nós trabalhamos o ano inteiro, correto? Durante esse período fazemos muitas coisas, compramos, vendemos, investimos etc. Dentro dessas transações diárias, nós já pagamos impostos.

ANÚNCIO

Então, o Governo, no final do período de 1 ano, precisa saber se o que ele cobrou e que realmente você teria que pagar de impostos. É por esse motivo que muitas pessoas precisam pagar algum valor e outras são restituídas.

É por esse motivo, que é importante guardar todos os comprovantes possíveis de compras, vendas, investimentos, recebimentos e outros para que a avaliação da sua renda seja feita da melhor maneira possível. A plataforma é bastante intuitiva. No entanto, nós separamos aqui para você um vídeo em que é explicado passo a passo de como declarar o seu Imposto de Renda. Vale a pena conferir.

Como economizar no Imposto de renda?

  1. Não faça a sua declaração fora do prazo pré-estabelecido. A multa mínima para quem faz a declaração atrasado é de R$ 165,00.
  2. Outra dica importante a respeito do prazo é que quem declara o seu Imposto de Renda antes do prazo, fica no topo da lista para receber alguma restituição.
  3. Entenda que declaração não tem nada a ver com pagamento. Em muitos casos, quando o declarante está com todos os documentos e comprovantes em dia, é possível receber uma restituição.
  4. Cuidado para não cair na malha fina!

É extremamente necessário estar atento para registrar todos os seus ganhos (rendimentos) e os seus bens. Em muitos casos, isso não é tão fácil. No entanto, nós vamos falar aqui a respeito de como fazer isso.

Rendimentos

Todo dinheiro que você recebe, seja trabalhando em uma empresa ou recebendo como sócio, é importante pedir um documento chamado Informe de Rendimentos. Este documento tem todas as informações que o Leão precisa para avaliar sua renda.

Se você faz algum tipo de investimento, também tem direito a receber o mesmo documento. A corretora ou banco ao qual você é cliente precisará disponibilizar o Informe de Rendimentos.

Bens

No caso dos bens, seja ele carro ou imóvel, é importante estar com os documentos em dia para que o leão possa fazer a análise.

Pense em fazer um fundo previdenciário. Sabia que com isso você pode abater até 12% do seu imposto de renda? O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é uma boa opção. Outro ponto é que para ter acesso ao desconto, você precisa fazer a sua declaração no modelo completo.

ANÚNCIO