Consultar CNPJ Gratuitamente Online

Na dúvida sobre a originalidade de uma empresa, as pessoas costumam optar por consultar CNPJ gratuitamente, que é um número de documento de uma pessoa jurídica. Essa pesquisa pode ser feita online e sem custos ao interessado.

E toda informação é garantida pela Receita Federal, órgão que fiscaliza todo o setor e que permite a consulta online. A partir do número de CNPJ de uma empresa já dá para saber, por exemplo, se ela está com o cadastro ativo ou encerrado. Veja o passo a passo de como fazer isso pela internet.

Consultar CNPJ Gratuitamente Online

O que é e para que ser o CNPJ

CNPJ é a sigla para Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e representa um número, como se fosse um RG de uma pessoa, de uma empresa. Trata-se de um cadastro obrigatório para todas as pessoas jurídicas, que podem ser empresas de micro, pequeno, médio ou grande porte.

Para se ter uma ideia, até os MEIs, que são os Microempreendedores Individuais, devem possuir um CNPJ para ter um cadastro ativo e válido com base nos órgãos de fiscalização.

Se por um lado ele é inteiramente necessário servindo como documento de identificação de uma empresa perante à Receita Federal, saiba que ele também é usado, comumente, para a abertura de contas jurídicas e empresariais em bancos, pedidos de financiamentos, contratos, etc.

Apenas para fins de conhecimento, saiba que um CNPJ é um conjunto de números formado por 14 caracteres, sendo que os 8 primeiros fazem parte do número de inscrição, os 4 seguintes apresentam o número de filiais e os últimos são os dígitos de verificação.

Por que consultar o CNPJ

Existem muitos motivos para Consultar CNPJ gratuitamente. Por exemplo, para verificar as informações e confiabilidade dela na hora de comprar um produto online ou mesmo para buscar dados de cadastro, como telefone e endereço.

Também se pode fazer a consulta a fim de saber se a empresa está ativa na Receita Federal do Brasil. Inclusive, quando isso não acontece, o ideal é informar a Receita sobre o fato para que ela tome as devidas providências.

Outro motivo pode ser o fato de fazer uma auto consulta, sobre a própria empresa, a fim de analisar como os seus dados empresariais aparecem para o público, já que os dados do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica são divulgados a partir do número do CNPJ para todas as pessoas.

Passo a passo para consultar o CNPJ

Devido à sua importância, Várias pessoas preferem consultar CNPJ gratuitamente de várias empresas na Receita Federal para saber se a empresa realmente está ativa e se é confiável para executar vendas e serviços.

Para isso, basta acessar o site da Receita Federal e ir até a opção de Consulta de CNPJ. Na página que será aberta, basta inserir os números do CNPJ da empresa e, em seguida, informar os caracteres que estão aparecendo na sua tela.

Após optar por consultar o cadastro da empresa, a pessoa interessado vai ter todas as informações do cadastro do contribuinte. Por exemplo, aparece o número de inscrição, a data de abertura, o nome da empresa, o nome fantasia, a descrição da atividade, endereço e, obviamente, a situação cadastral.