Compare os tipos de empréstimos e saiba qual o melhor para você

Para realizar projetos pessoais, independente de quais sejam, as pessoas costumam se voltar para o crédito pessoal. Mas, quando vai solicitar o empréstimo, você sabe qual é o melhor? Existem várias modalidades, umas com taxas mais baixas e outras com limites maiores, por exemplo.

Por isso, é bastante importante conhecer e comparar essas variações, lembrando que todas elas estão disponíveis nos grandes bancos assim como nos correspondentes bancários, que permite ao consumidor solicitar o empréstimo e simular as parcelas antes de contratar.

Compare os tipos de empréstimos e saiba qual o melhor para você

1 – Empréstimo Pessoal

O empréstimo pessoal é o tipo de crédito mais conhecido no mercado porque ele pode ser usado como o cliente quiser e, geralmente, é acessível para a maior parte das pessoas que tem conta corrente ativa em um banco.

No entanto, o lado negativo de solicitar o empréstimo pessoal é que como as instituições não possuem garantia do pagamento, elas cobram taxas de juros que ficam acima do que as taxas que são cobradas em outras opções de empréstimo.

Isso quer dizer que todo mundo que vai solicitar o empréstimo pessoal em um banco deve estudar e comparar as taxas, além de simular as parcelas, para saber se as taxas de juros não são abusivas de mais. Com altas taxas é preciso muito controle para não atrasar no pagamento.

2 – Empréstimo Pessoal com Garantia

Como falamos acima, o empréstimo pessoal tem taxas de juros mais altas porque a instituição não tem garantia. Agora, o interessado também tem a opção de solicitar o empréstimo pessoal com a garantia de bens, especialmente imóveis e carros.

Esse tipo de crédito tem a vantagem de ter taxas de juros mais baixas, ao passo que o cliente vai precisar ter esses bens no seu nome e quitados. Lembrando que em caso de não pagamento das parcelas, o cliente pode perder o bem, que é dado como garantia.

O fato é que mesmo contando com esse risco, esse tipo de crédito é uma ótima opção para muita gente, lembrando que as taxas de juros são as mais baixas praticadas no Brasil – além de que o limite de crédito é maior e o prazo para pagamento também.

3 – Empréstimo Consignado

O empréstimo consignado também tem taxas de juros menores do que o empréstimo pessoal tradicional e isso tem uma explicação bastante óbvia: os bancos possuem garantia do pagamento, já que as parcelas são descontadas diretamente do salário do cliente.

Então, esse tipo de crédito é voltado para pensionistas, aposentados, funcionários públicos e funcionários de empresas privadas parceiras aos bancos. Outra vantagem, além da taxa, para solicitar o empréstimo é a margem consignável.

Essa margem é um limite que é permitido aos clientes, de até 5%, a mais dos 30% do salário que já está comprometido com o pagamento das parcelas. Então, geralmente, os clientes tem acesso a um limite maior de crédito do que nas outras opções.

Como solicitar o empréstimo e as taxas cobradas

Quando vai solicitar o empréstimo, todo interessado deve se atentar a uma simulação que pode ser feita para saber o valor das parcelas. Nessa simulação também vai estar presente o valor da taxa de juros cobrada, que pode variar muito conforme o tipo de crédito e o banco.

Outra coisa importante é que para solicitar o empréstimo é preciso ter mais de 18 anos e para ter o crédito será necessário passar na análise que a instituição faz. Quem tiver o interesse em pedir o empréstimo pode entrar em contato diretamente com a instituição.