O que são os números do cartão de crédito?

Muita gente tem um cartão de crédito, mas não sabe o que aquele monte de informação e números significa. Isso pode não ser importante agora, mas em caso de compras online, por exemplo, vai ser preciso entender tudo o que está no cartão de crédito.

A sequência numérica, o nome do titular, o código de segurança… Onde fica tudo isso e para que serve? Entenda um pouco melhor do seu cartão de crédito e saiba usar com mais segurança a partir de agora.

O que são os números do cartão de crédito?

Leve em conta que esses cartões são usados em todo o mundo tanto para compras físicas como online, trazendo ao consumidor a segurança de ter um cartão com senha e possibilidade de uma melhor gestão financeira com base em aplicativos que permitem todo tipo de informação sobre o cartão.

Os números do cartão

O número que vem em todo e qualquer cartão de crédito é chamado justamente de número do cartão de crédito. Ele fica na frente do cartão e possui 16 dígitos, sendo que sempre estão separados de 4 em 4. E, obviamente, cada cartão tem seu próprio número.

O nome do titular

O nome do titular também vem impresso no cartão de crédito e isso é importante porque se você comprar pela internet, por exemplo, vai precisar informar o seu nome e digitar exatamente como está no cartão.

A validade do cartão de crédito

A data de validade do cartão de crédito funciona como um prazo final, que é até quando o cartão vale. Então, passando desse prazo, o consumidor deve pedir um novo, considerando que o antigo passa a não ter mais validade.

A bandeira do cartão de crédito

A bandeira do cartão de crédito fica em um canto inferior do cartão, também na frente. Isso quer dizer a qual empresa ele pertence, que pode ser a Visa, a Mastercard, a American Express, a Diners, entre outras.

A agência e a conta

Outra informação que aparece no cartão de crédito, agora no verso, é o número da agência bancária do titular e a conta corrente. Em alguns casos, esses números ficam na frente do cartão.

O código de segurança do cartão

São os 3 números que ficam atrás do cartão e eles não são reconhecidos pela leitura magnética, sendo que são úteis apenas quando você o digita em uma compra online, sendo essa a única função dele.

Quando o cartão se torna inválido

É preciso se atentar ao fato de que um cartão de crédito pode se tonar inválido em vários casos, como quando vence, isto é, tem a data de vencimento ultrapassada. Mas, também quando ele é bloqueado (em caso de roubos ou perdas).

Agora, o que muita gente acaba confundindo é que quando o cartão de crédito é aprovado e chega em casa, o consumidor precisa fazer o desbloqueio, sendo que isso pode ser feito em caixas eletrônicos ou mesmo em aplicativos de celular.

Em caso contrário, o cartão pode não funcionar no pagamento de compras, mesmo que a senha esteja correta. Em casos diferentes, quando o cartão de crédito não é aceito, possivelmente, é porque está sem limite e aí o banco precisa ser procurado.