Descubra os 5 jogos para melhorar a memória

Não há nada melhor que juntar o útil ao agradável, não é mesmo? Fazemos isso quando usamos a tecnologia ao nosso favor. Com a rotina corrida do dia a dia, muitas vezes esquecemos de dar aquela reforçada na nossa mente.

É natural e óbvio que com o passar dos anos a nossa memória vai se tornando falha. Mas nós podemos de certa forma, retardar esse efeito. De acordo com algumas pessoas, os jogos de memória podem auxiliar a estimular o raciocínio, ajudando na fixação de informações.

Que tal ter um desses jogos online no seu celular ou qualquer outro aparelho eletrônico? Separamos aqui alguns destes programas para ajudar no processo de memorização e atenção. Confira mais abaixo.

Jogos
Foto: Reprodução/internet

Selecionamos 5 jogos para melhorar a memória aqui. Saiba como cada um deles funciona e como fazer para obtê-los. É possível se divertir e exercitar o cérebro ao mesmo tempo. Nos acompanhe nesta breve leitura.

Treinar seu Cérebro com o Perguntados

Esta aplicação tem a proposta de fazer com que o usuário estimule o armazenamento de informações na mente. E o melhor: com diversão. Vem incluso no Treinar seu Cérebro vários jogos diferentes, para ajudar a pessoa a melhorar o processo de memorização.

ANÚNCIO

Ele é dividido em níveis de dificuldade, conforme o jogador vai vencendo as fases, ele avança em níveis. Os conteúdos abordados usam sequência de números, objetos, padrões, etc. Ele pode ser encontrado em qualquer loja de ferramentas de celulares iOS ou Android.

O jogo Perguntados é muito popular entre os internautas. Ele testa o conhecimento dos usuários utilizando seis categorias diferentes de abordagem. O formato é feito por meio de perguntas. Quando o jogador roda a roleta que aparece na tela, um tema é escolhido.

Descubra os 5 jogos para melhorar a memória
Foto: Reprodução/internet

Dentro desse título, o sistema faz  perguntas de forma aleatória dentro de assuntos como Ciência, Lazer, Artes, História, etc. O jogo também permite a interação dos participantes de forma online, ou seja, eles competem entre si cada um jogando no seu aparelho.

O Perguntados também pode ser encontrado no Google Play ou Apple Store. A instalação de ambos os jogos é gratuita. E os serviços oferecidos não são cobrados. Os dois estão bem avaliados nas lojas de aplicativos com pontuação acima de 4,0.

Jogo da Forca e Memória com Animais

O jogo da Forca é aquele tipo de diversão utilizada há muitos anos. É o mesmo jogado no papel ou quadro. Só o que muda é a modalidade, que é online. Neste app, o jogador é levado a tentar adivinhar as palavras que são apresentadas.

O usuário irá se deparar com uma vasta quantidade de vocabulários. Isso é muito interessante, pois nos força a fixar palavras utilizadas no dia a dia ou até mesmo aprender novas. Este jogo popular, sem sombra de dúvidas, é uma boa estratégia para estimular o raciocínio.

Descubra os 5 jogos para melhorar a memória
Foto: Reprodução/internet

Outra opção é Memória com Animais, pode aparentar ter uma interface infantilizada, no entanto, não foi criado para um público exclusivo. Ele pode ser jogado por qualquer pessoa que esteja interessada em obter maior desenvolvimento de sua memória.

O jogo funciona da seguinte forma: aparece na tela  uma espécie de quadro, com vários ícones. A princípio, eles ficam em oculto e com o desenrolar da brincadeira, o participante vai selecionando 2 imagens. Se elas forem iguais, ele faz pontuação.

Jogos Mentais

Esta última alternativa é um software desenvolvido com uso da Psicologia Cognitiva. Oferece algumas funcionalidades mais complexas que os jogos citados anteriormente. Com ele, o jogador pode desenvolver melhor suas aptidões mentais.

O aplicativo possui inúmeros jogos, conforme o participante vai sendo aprovado nas tarefas, ele avança para as próximas. Uma função interessante, é que ele fornece uma espécie de relatório mostrando quais fases o jogador obteve melhor desempenho.

Descubra os 5 jogos para melhorar a memória
Foto: Reprodução/internet

O método utilizado aqui foi desenvolvido em princípios de padrões de testes, que possuem resultados específicos. De acordo com a descrição da ferramenta, a proposta do Minds Game é aprimorar a concentração, velocidade, memória e flexibilidade mental do jogador.

Agora ficou mais fácil fazer exercícios para memória de maneira rápida. Com esses jogos que citamos aqui você pode realizar todo o procedimento pelo celular, notebook, iPad ou Tablet. Divirta-se.

ANÚNCIO