Consultar placa do carro no Detran – Saiba como:

Na hora de comprar um carro usado, sabe qual é uma das melhores recomendações para o comprador? Verificar a situação do veículo em termos de documentação e cadastro – e não apenas a lataria, os pneus, os bancos. E sabe como fazer isso? Ao optar por consultar placa do carro no Detran.

Essa consulta ao Detran é gratuita e totalmente online, sendo que dá para fazer em qualquer hora do dia e, assim, se torna uma forma segura de fazer a compra do veículo. Mas, a consulta também pode ser feita por outros motivos, como para verificar se há multas, parcelas do IPVA, etc.

Consultar placa do carro no Detran - Saiba como:

Por que é importante consultar a placa?

A importância dessa consulta vai depender do motivo que te levou a isso. Por exemplo, o mais comum é que aconteça quando uma pessoa está interessada na compra do carro, que é usado. E ao pesquisar, dá para saber, por exemplo, sobre as multas.

Se existem multas a serem pagas no carro, o mais aconselhável é aguardar que o dono do veículo faça esse pagamento antes de concretizar a venda. Também tem a questão do IPVA e do licenciamento, já que alguns vendedores dão desconto na venda quando esse imposto não está pago.

E, assim por diante. O importante mesmo é saber que a consulta da placa no Detran é muito interessante porque é gratuita e pode ser feita pela internet. O que garante ao consumidor brasileiro e ao dono do veículo, a chance de saber mais sobre o veículo em questão.

Como consultar a placa do carro no Detran

A consulta da placa de veículos deve acontecer, de forma original e confiável, no site do Detran, que é o órgão de fiscalização de trânsito. Assim sendo, cada estado tem o seu Detran e, por isso, você deve acessar a página do Detran do seu estado.

Após isso, basta buscar a opção de consulta de veículos, que é onde vai permitir puxar a placa do veículo. Para isso, só é preciso digitar a placa do seu veículo e o número do Renavam, que é o documento do carro – sigla para Registro Nacional de Veículos Automotores.

Ainda vai aparecer uma outra janela pedindo ao usuário que informa o código verificador que aparece na tela, para evitar que robôs automatizados acessem as informações. Na página seguinte já aparecem as informações do carro, como a placa, por exemplo.

Os resultados da pesquisa do veículo

Após concluir a pesquisa, observe que terá acesso à diversas informações do veículo – e não apenas ao número da placa. Assim, dá para consultar o número do chassi, a marca, o último licenciamento, a fabricação, o modelo, a cor, o tipo, a cidade, etc.

Justamente por conter tantas informações é que a consulta da placa do veículo se torna um item fundamental para todo mundo que vai comprar um carro usado ou também para quem quer verificar a situação do seu carro.

Isso porque essa pesquisa online permite saber se o veículo está em circulação, a situação atual do documento (inclusive, se o carro foi parcelado em prestações e ainda falta pagar alguma) e o valor do IPVA.