O Bolsa Família é um programa voltado para atender famílias que estejam em situação de pobreza ou de extrema pobreza no Brasil. Essas famílias são consideradas vulneráveis e a proposta é que elas recebam uma ajuda para conseguir vencer essa situação.
Por esse motivo, os valores pagos pelo Bolsa Família são personalizados de acordo com a necessidade de cada lar. Por exemplo, mulheres que têm crianças e adolescentes em idade escolar, tendem a receber um valor a mais para que cada um desses menores tenham um mínimo de assistência.
Outra questão importante do programa é que é necessário que os menores tenham frequência na escola. Os membros da família precisam estar cuidando da saúde, as gestantes precisam fazer o pré-natal de maneira correta e os pequenos precisam estar com as suas vacinas em dia.
Trata-se de um alívio para muitas famílias e muitos ainda não sabem como fazer para participar do programa e nem sabem como lidar com as questões financeiras. Se esse é o seu caso, continue a leitura deste artigo.
Quem pode solicitar o Bolsa Família
É necessário comprovar que vive em uma situação de pobreza ou extrema pobreza. Para o governo, os números são os seguintes: famílias que tenham renda mensal de R$ 89,00 a R$ 178,00 por pessoa. As famílias que têm gestantes crianças e adolescentes em sua composição, têm prioridade no programa.
Se você se encaixa nas características citadas acima, o próximo passo é fazer o seu cadastro no Cadastro Único. Para fazer esse cadastramento é necessário procurar um CRAS (Centro de Referência em Assistência Social) mais próximo da sua casa e fazer o pedido. Deixe claro que deseja ser beneficiário do Bolsa Família.
É importante que você mantenha o seu cadastro sempre atualizado. Mudanças de endereço ou de emprego, por exemplo, devem ser informados para atualização do perfil. Caso isso não ocorra, os beneficiários poderão, a longo prazo, perder o benefício.
Como consultar o saldo do Bolsa família
Como falamos anteriormente, o valor pago pelo Bolsa Família pode variar de acordo com as condições de cada um e o número de pessoas em situação de vulnerabilidade dentro de cada lar. No entanto, quem já possui o cadastro, poderá consultar tudo isso de uma maneira muito prática.
Basta baixar o aplicativo Bolsa Família Caixa. O app é gratuito e está disponível para celulares Android e iOS. Com ele você consegue ter acesso a informações como: calendário de pagamentos, saldos, atendimento e muito mais. Receba uma mensagem no seu celular sempre que o benefício já estiver na sua conta.
O saque
Quando a família faz o cadastramento e é aprovada para participar do programa, ela recebe um cartão que pode ser utilizado para o saque do benefício. O saque deverá ser feito em qualquer agência da Caixa Econômica Federal ou em uma Casa Lotérica.
Em qualquer uma das situações, é necessário levar um documento de identidade para poder fazer o saque do valor. Se você já participa do Bolsa Família e está tendo alguma dificuldade para sacar o seu dinheiro, entre em contato com a Ouvidoria da Caixa pelo número 0800 725 7474.
Mais informações sobre o Bolsa Família
Para entender melhor o programa e o porque de sua existência e suas variáveis, como ele funciona de fato. Assista o vídeo abaixo e esclareça às dúvidas restantes sobre o programa do Governo Federal.
Cumprir todos os requisitos é necessário para continuar sendo contemplado pelo auxílio. Inclusive as exigências concernentes as gestantes, crianças e adolescentes dos grupos familiares.