Cartão SUS 2020 – Veja os benefícios, cadastros, consultas e mais

ANÚNCIO

O governo federal e dos estados, têm tentado otimizar o atendimento nos hospitais públicos, e uma das apostas deles é o cartão de atendimento do Sus, que promete facilitar o atendimento e o acesso aos dados do paciente.

Quando o paciente se cadastra, ele recebe um número de identificação que tem validade nacional, dessa forma, os profissionais conseguem ter acesso aos dados e histórico do paciente com mais facilidade.

ANÚNCIO

Qualquer cidadão brasileiro ou residente no país, pode fazer o seu cadastro no SUS e ter acesso a serviços de saúde de maneira gratuita nos hospitais e nos postos de atendimento, ainda que possuam um plano de saúde particular.

O cartão poderá ser utilizado para qualquer procedimento, desde uma simples consulta até a realização de uma cirurgia, por exemplo. 

Cartão SUS 2020 - Veja os benefícios, cadastros, consultas e mais
Foto: reprodução/internet

Infelizmente, até o momento, a solicitação do cartão do SUS não pode ser feita pela internet, então é necessário que o paciente se dirija até uma unidade de saúde mais próxima da sua casa para poder se cadastrar e pegar o seu cartão.

ANÚNCIO

Lembre-se de que é um direito de todo cidadão e é importante ter esse cadastro para o caso de alguma emergência. Saiba tudo sobre o cartão de atendimento do SUS e entenda o que é preciso para poder solicitar o seu:

Como solicitar o cartão do SUS? 

Como já mencionamos anteriormente, esse cadastro não poderá ser feito de maneira online, então, é necessário buscar uma unidade de atendimento mais próxima da sua casa. Pode ser uma unidade básica de saúde ou um serviço de saúde da família.

Para efetuar o cadastro, é necessário levar os seguintes documentos:

  • Documento de identificação com foto
  • CPF
  • Certidão de nascimento ou casamento
  • Comprovante de residencia

No caso dos recém nascidos, a mãe já poderá fazer o cartão na própria maternidade. No entanto, é importante levar em consideração que algumas maternidades do SUS ainda não oferecem esse serviço de maneira eficiente.

Então, nesse caso, é necessário buscar o atendimento em um posto de saúde próximo a sua casa e levar a certidão de nascimento do bebê e os documentos pessoais dos pais ou responsáveis. 

O cartão do SUS será utilizado em qual atendimento?

O cartão do SUS, além de ajudar a identificar o paciente, dá acesso aos dados das pessoas, como o histórico médico, por exemplo. Por isso, é necessário fazer o seu cartão para que você possa ter agilidade no atendimento em postos e hospitais públicos.

Existem três tipos de atendimento que são realizados pelo SUS e que necessitam da apresentação do cartão, são eles:

Atendimento básico: Esse atendimento é feito nas unidades básicas de saúde e abrange: consulta com clínica médica, pediatria, obstetrícia e ginecologia. Nesses atendimentos, são oferecidos diagnósticos e tratamentos adequados para doenças mais comuns.

Atendimento de média complexidade: Abrange procedimentos como: ultrassom, raio-X, terapias especializadas, fisioterapia e diferentes tipos de cirurgias.

Atendimento de alta complexidade: Envolve procedimentos de alta tecnologia e alto custo. São diversos procedimentos e nós vamos citar aqui alguns para exemplificar: assistência ao paciente com diagnóstico de câncer, cirurgia cardiovascular, transplantes diversos, neurocirurgia, dentre outros. 

Além desses atendimentos, é necessário utilizar o cartão do SUS para ter acesso a alguns tipos de exames de maneira gratuita, são eles:

  • Pré-natal
  • Exames de sangue, urina ou fezes
  • Exames que antecedem cirurgias
  • Raio-X
  • Ultrassom 

Caso não tenha acesso às suas informações de maneira rápida, saiba que o SUS disponibiliza um aplicativo que faz com que você fique por dentro de todas as informações relacionadas a sua saúde diretamente no seu celular.

O nome do aplicativo é DigiSUS e ele está disponível para Android e IOS e pode ser baixado de maneira gratuita. 

Quais são as funcionalidades do aplicativo do SUS?

Atendimento SUS

Através do aplicativo, é possível saber quais são a datas e os locais da sua próxima consulta ou exame. É uma facilidade, principalmente para aquelas pessoas que precisam marcar muitos procedimentos e acabam se perdendo em relação aos dados. 

Minha Saúde

Essa funcionalidade, mostra como está a situação geral da saúde do paciente. Ele ainda mostra as informações a respeito dos medicamentos que o paciente tenha pego juntamente ao serviço. Além de lista de vacinas e outras informações.

Com todas essas informações digitalizadas não será necessário andar com tantos documentos, não é verdade?

Serviços de Saúde

Disponibiliza informações a respeito de postos de saúde próximos da sua casa de acordo com a sua necessidade. 

ANÚNCIO