Aprenda a fazer transferências internacionais

As viagens internacionais são o sonho de muita gente. No entanto, para realizar esse tipo de viagem é necessário organizar alguns detalhes. Um deles é o dinheiro, afinal de contas não dá para fazer nada sem ele, não é verdade?

Outras pessoas tem parentes ou conhecidos em outros países e necessitam fazer uma transferência. Então, é comum ficar perdido e não saber qual a melhor maneira de fazer essa transação e quais são as taxas. 

Nós vamos falar aqui, sobre as alternativas para fazer esse tipo de transação. Portanto, você irá conhecer os serviços disponibilizados pelos bancos e acessar as melhores taxas para fazer as transferências que precisa. Nós vamos explicar tudo.

transferencia
Fonte: reprodução/internet

Saiba mais sobre como fazer uma transferência internacional e veja quais são as possibilidades disponíveis e as taxas mais acessíveis.

Transferências internacionais através dos bancos tradicionais

Essa alternativa é válida para quem já é correntista de algum banco aqui no Brasil e que realiza esse tipo de serviço. O banco Itaú, por exemplo, faz transferências internacionais através do seu serviço de Internet Banking, adiantamos que nessa matéria ele é o mais completo. 

ANÚNCIO

O cliente poderá ter acesso ao serviço pelo site do banco, ou pelo aplicativo. Em qualquer um dos casos, a plataforma é bem intuitiva e fácil de ser utilizada. Você poderá enviar e receber dinheiro em dólar, euro, libra e outras 10 moedas mais ativas no mercado. O banco ainda oferece especialistas em câmbio para oferecer auxílio. 

A taxa cobrada pelo Itaú para fazer esse tipo de transação é a seguinte: R$115,00 (tarifa por operações online) + cotação de câmbio do momento + percentual sobre o valor + IOF de 0,38% a 1,10% + IR de 0% a 33%. 

Outros bancos tradicionais que fazem transferência internacional

Nós vamos mencionar aqui, alguns outros bancos brasileiros que oferecem esse serviço e quais são as suas taxas para utilizá-lo. Se você já é correntista de algum desses bancos, pode fazer a sua transferência hoje mesmo.

  • Banco do Brasil – taxa de câmbio definida pelo banco + lucros + taxa de envio 2% da operação + IOF de 0,38% a 1,1% + taxa de transferência (valor não informado);
  • Caixa Econômica Federal – 1% do valor da operação + taxa de câmbio + tarifa para envios de ordem de pagamento (valor não informado). 

Transferências internacionais através dos bancos digitais

Os bancos digitais têm uma fama de facilitar alguns serviços que são mais complicados em outros bancos. As transferências internacionais também entram nessa facilidade. Se a pessoa para quem você vai transferir o dinheiro tem uma conta digital no mesmo banco que você, aí fica mais simples ainda. 

Nós separamos aqui, um vídeo informativo do Inter sobre esse assunto. Eles ensinam o passo de como fazer uma transferência internacional através do aplicativo do banco. 

As taxas cobradas pelo Inter são: taxa de câmbio (essa taxa é variável de acordo com a cotação do dólar) + taxa de envio de recursos R$ 50,00. Isso é tudo, no banco Inter você está isento de tarifas. 

Transferências internacionais através do TransferWise

O TransferWise é uma plataforma online que faz transferências internacionais de maneira mais barata e prática. Aliás, a plataforma é muito intuitiva e simples de ser utilizada. Trata-se de uma das opções mais simples.

Na página inicial você já pode simular o valor que ficaria a sua transferência, sem falar que a plataforma aceita qualquer moeda. O dinheiro entra na conta em que você indicar em até 2 dias e dá para acompanhar o status da sua transferência para ter uma noção de quando o seu dinheiro vai chegar. 

Para fazer a cobrança, eles utilizam o câmbio comercial que geralmente é mais barato. A tarifa para enviar para você mesmo é de 1,1% e para enviar para outra pessoa é de 0,38%. 

Para poder utilizar a plataforma, é preciso ter uma conta-corrente e o dinheiro deverá ser depositado em uma outra conta-corrente no país em que o depósito será recebido. O passo a passo para utilizar a plataforma, é o seguinte:

  1. Faça o seu cadastro de maneira gratuita;
  2. Escolha a quantia que vai enviar;
  3. Preencha os dados da pessoa que vai receber o valor;
  4. Confirme sua identidade;
  5. Pague a transferência;
  6. Prontinho! A transferência já está feita.
ANÚNCIO