Jogos para aprender a ler brincando: Conheça os 3 melhores

ANÚNCIO

Ensinar as crianças a ler e escrever não é uma tarefa simples, exige paciência e dedicação. Você sabia que os pais têm um papel fundamental neste processo? Claro que os professores na escolinha são os principais agentes para esta missão.

No entanto, para tornar essa atividade integralmente eficaz, a família precisa estimular seus pequenos a desenvolverem suas habilidades. Hoje em dia, isso se tornou mais fácil com o surgimento da tecnologia e de novos recursos.

ANÚNCIO

Existem jogos que foram criados exclusivamente para o público infantil, com a finalidade de auxiliar as crianças a aprenderem a ler. E o melhor, de forma totalmente descontraída. Ou seja, seu filho pode ser alfabetizado sem nem perceber.

Jogos para aprender a ler brincando: Conheça os 3 melhores
Fonte:(reprodução/internet)

Acompanhe essa leitura, e conheça os 3 melhores jogos para aprender a ler brincando. Com essas dicas, o processo de aprendizagem do seu filho pode se tornar mais rápido e eficaz. Confira.

Silabando

Esse jogo é muito conhecido pela criançada e pelos papais, pois é um dos games voltados para alfabetização mais procurado na internet. Ele é um programa que possui uma interface simples, dinâmica e de fácil acesso, justamente para que os pequenos tenham facilidade em utilizá-lo.

ANÚNCIO

A proposta do Silabando é que o usuário desenvolva a leitura, até mesmo a escrita e fala com a apresentação das sílabas. De acordo com que elas forem aparecendo, o aluno tem a missão de completar e montar uma palavra específica.

Outra função, é a de contagem de sílabas. A criança aprende a fazer a separação delas, bem como pronunciar corretamente cada som. Isso é fundamental para que ela aprenda a ler, pois só será possível finalizar a tarefa, após a leitura e a devida organização das palavras.

Um recurso que pode auxiliar neste processo é a narração de cada formação silábica. Essa ferramenta é importante, porque o usuário escuta exatamente como se deve ler as palavras. A atividade envolve sílabas simples como BA, BE, BI e complexas como DRA, DRE, DRI.

ANÚNCIO
Jogos para aprender a ler brincando: Conheça os 3 melhores

O Silabando pode ser instalado gratuitamente, utilizando as lojas de aplicações Google Play e Apple Store. Para começar a aprender a ler com o joguinho, não é necessário criar perfil ou fazer qualquer cadastro.

Depois de abrir o game, basta escolher qual categoria deseja começar com o seu pequeno. Suponhamos que opte pela opção de clicar nas imagens que correspondem a palavra que o sistema apresentou.

Para ficar mais dinâmico, apareceu as sílabas MI LHO, a criança é estimulada a fazer a leitura silábica separadamente, e após clicar na imagem que representa a palavra formada. No caso, uma espiga de milho.

Depois de selecionar a foto, a narração do jogo fala como se pronuncia corretamente a palavra, e parabeniza a criança por ter acertado o exercício. Lembrando que todas as funções do jogo são grátis, e não existe pacote premium com recursos especiais.

ABC Dinos: Aprenda a Ler

Este game também é outra opção muito buscada pelos pais de crianças que estão no maternal ou na primeira turminha do ensino fundamental. Este jogo parece ser um pouco mais completo que o Silabando quando falamos na missão fazer os pequenos aprenderem a ler.

A proposta do ABC Dinos é aprimorar o processo de alfabetização dos alunos utilizando a leitura e escrita de consoantes e vogais, até a formação completa da palavra. Uma funcionalidade similar ao jogo anterior é a opção  de ouvir a pronúncia exata de cada sílaba.

O programa é compatível com aparelhos de sistema Android e iOS, e pode ser instalado gratuitamente. Caso adquira o aplicativo, depois de abri-lo perceberá que ele é dividido por fases. A primeira aborda atividades com a vogal A.

O aluno é estimulado a escrever a letra através do touching do celular. Todo a atividade é narrada pelo sistema como se fossem instruções da professora na sala de aula. Ao final de cada etapa é feita a pronúncia de palavras que começam com aquela determinada vogal.

Os demais desafios envolvem aventuras como por exemplo, fazer o personagem do jogo colher todas as letrinhas. Se a vogal daquela lição for E, o usuário só pode coletar os ícones com essa vogal. Isso é interessante, pois a criança é estimulada a fazer a leitura de cada item da tela.

Ler e Contar

Para completar o nosso Top 3, selecionamos o jogo Ler e Contar. É uma modalidade de game bastante dinâmico, no qual o usuário tem acesso a todo o Alfabeto, com imagens e animações. O que é perfeito para atrair a criançada, não é mesmo?

Neste programa, os pequenos estudantes podem formar as palavras e soletrá-las. Essas atividades são possíveis pois o sistema motiva a criança a tentarem ler o que aparece para elas na telinha. Esta opção é voltada para crianças mais novas, logo, as atividades são mais simples.

Outra funcionalidade oferecida pela plataforma é a contagem de números. As crianças poderão escrever, falar e ler os números de 0 a 100. Um recurso muito atrativo e que precisa ser inserido no estudo, é a língua de sinais.

É importante incluir essa aprendizagem no cotidiano dos pequenos. Além do mais, LIBRAS é uma língua que vem se fazendo presente no dia a dia. E desenvolver esse conhecimento desde cedo é muito relevante não só para o indivíduo, mas para a coletividade.

Esse foi os nossos 3 melhores jogos para aprender a ler brincando. Todas as alternativas de games citados no texto possuem formatos que propõe o divertimento. Isto é, a criança aprende se entretendo com o aplicativo. Quando menos esperar, seu filho já estará lendo.

ANÚNCIO