Descubra como calcular seu peso ideal em casa

ANÚNCIO

O maior bem que uma pessoa pode ter na vida é a saúde. Há um ditado latino que diz mente sana in corpore sano que, em tradução livre, significa mente sã em corpo são. Por isso, é essencial que a pessoa se preocupe não apenas com a saúde física, mas também a mental.

Em relação à saúde física, muitas pessoas se preocupam em estar dentro da média do seu peso, a fim de evitar doenças e seus desdobramentos, como obesidade, desnutrição hipertensão, diabetes, entre outras.

ANÚNCIO

Nesse artigo, veremos como é possível descobrir, mesmo em casa, qual o seu peso ideal. Veremos também o que é Índice de Massa Corpórea (IMC), como descobrir o seu e entender os números desse Índice.

como calcular o peso ideal
Foto: (reprodução/internet)

Calculadora de peso ideal do Tua Saúde

O Tua Saúde é um site que busca informar seu público sobre assuntos em relação à saúde, como remédios caseiros, dieta, nutrição e emagrecimentos, além de esclarecer sobre várias doenças. Além disso, oferece ferramentas bem úteis, como por exemplo, a calculadora de peso ideal.

Para descobrir isso, é necessário informar se é homem ou mulher, sua altura e sua idade. É através dessas informações que o sistema informará seu peso ideal, lembrando que ele é apenas uma média. O site também dá dicas de como manter seu peso, seja emagrecendo ou engordando.

ANÚNCIO

Calculadora de peso ideal do Yazio

O Yazio é um aplicativo que visa ajudar na nutrição e monitoramento de alimentação do seu usuário, combatendo o sedentarismo, obesidade e estilos de vida que não sejam saudáveis. Disponível tanto na App Store quanto no Google Play, o aplicativo permite que o usuário tenha muito mais controle sobre sua alimentação e rotina de exercícios.

Um dos recursos disponíveis tanto no app quanto no site é a calculadora de peso ideal que, do mesmo jeito que o do site Tua Saúde, precisa do gênero, idade e altura da pessoa para dar a informação com mais precisão. Ao obter o resultado, o usuário também tem acesso às zonas de peso classificadas em abaixo do peso, sobrepeso, obesidade e obesidade mórbida.

Índice de Massa Corpórea

O Índice de Massa Corpórea (IMC) é um parâmetro adotado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para descobrir o peso ideal de cada pessoa. Esse indicador nutricional é muito importante, pois através dele é possível identificar se está dentro do que é considerado saudável ou não, identificando possíveis transtornos mais rapidamente.

ANÚNCIO

Para saber isso, é preciso dividir o peso do paciente pela sua altura elevada ao quadrado. Muitos sites na internet disponibilizam calculadoras para o IMC, inclusive os abordados acima. Com esse resultado, é possível saber em qual categoria de estado nutricional você se encaixa:

  • IMC menor que 18,5 – Baixo Peso
  • IMC entre 18,5 e 24,9 – Peso normal
  • IMC entre 25,0 e 29,9 – Sobrepeso
  • IMC 30,0 e 39,9 – Obesidade II
  • IMC maior que 40,0 – Obesidade grave

Ainda que seja um cálculo rápido e fácil de ser feito, ele não é completo ou totalmente conclusivo, visto que não leva em consideração outros fatores, como composição corporal. Por exemplo, uma pessoa musculosa pode ter alto IMC e ser enquadrada como obesa, mesmo que não corra o risco de sofrer com a doença.

ANÚNCIO