Como emitir o seu cartão CNPJ?

O CNPJ é um cadastro importante para qualquer pessoa que deseja desenvolver alguma atividade comercial. O significado dessa sigla é Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e trata-se de um registro obrigatório, que é emitido pela Receita Federal.

Empresas ou estabelecimentos comerciais pode ter as suas atividades interrompidas, no caso de não terem esse documento. Por esta razão, é preciso estar muito atento para não acabar vivenciando nenhum imprevisto.

É importante se manter cadastrado independente do tipo de empresa que você tem, seja ela Eireli, Sociedade Limitada, MEI, Sociedade em Nome Coletivo, etc. Em qualquer caso, fazer o cadastramento é algo fundamental.

cnpj
Foto: (reprodução/internet)

A maioria das empresas necessitam de um contador para organizar os papéis, pois essa fase pode ser algo um pouco complicado, ainda mais quando analisamos a legislação do nosso país. Entretanto, emitir o cartão do CNPJ não é nada complicado e já é um primeiro passo para conseguir organizar o restante. 

Saiba como emitir o cartão do CNPJ e comece hoje mesmo a regularizar a situação da sua empresa. Confira o conteúdo a seguir!

ANÚNCIO

Quais as vantagens de legalizar a minha empresa?

Antes de falarmos a respeito do cartão do CNPJ, é importante entendermos o porquê da necessidade em regularizar essa documentação. Vamos destacar aqui que o empresário regularizado tem acesso a diversas vantagens, além de poder evitar diversos possíveis problemas. Confira:

Previdência Social

Quando uma empresa não está regularizada, os funcionários não conseguem ter acesso ao recolhimento relativo aos direitos trabalhistas. Dessa forma, uma futura aposentadoria acaba ficando prejudicada.

Relacionamento com fornecedores

Sem CNPJ é impossível fazer uma emissão de nota fiscal. Esse documento é importante para balanço patrimonial e estabelecimento de um relacionamento de confiança entre fabricantes e fornecedores, entre outras coisas.

Captação de crédito

As instituições financeiras oferecem oportunidades e condições especiais para empréstimos e financiamentos de empresas. Sem o CNPJ é impossível ter acesso a esta vantagem, a qual pode mudar toda a realidade de uma empresa. 

Segurança

A concorrência no mundo dos negócios muitas vezes é desleal. Imagine estar com a sua empresa montada e em crescimento, de repente alguém denuncia o seu empreendimento sem registro e você perderá todo o seu trabalho e investimento. É importante se resguardar desse tipo de situação. 

Economia nos impostos

O Simples Nacional é um programa para micro, pequena e médias empresas em que os proprietários podem pagar menos impostos que as empresas maiores. 

Como fazer o cartão CNPJ?

O primeiro passo para regularizar a sua empresa é fazer o cartão do CNPJ. Para fazer isso é necessário procurar uma Junta Comercial mais próxima da sua casa e fazer o registro. Com o número em mãos, acesse o site da Receita Federal digite o número e confirme. Em seguida, você precisará preencher um documento com algumas informações, como:

  • Número de inscrição;
  • Nome empresarial;
  • Nome fantasia;
  • Código e descrição da atividade econômica principal e secundárias;
  • Código e descrição da natureza jurídica;
  • Endereço;
  • Endereço eletrônico;
  • Telefone;
  • Data e situação cadastral.

Agora que você entendeu a importância e ficou ciente das vantagens de se regularizar o seu negócio, não perca tempo e faça isso hoje mesmo, se possível. Não perca a oportunidades de ter os seus direitos fiscais e jurídicos garantidos

ANÚNCIO