Como Consultar Saldo do FGTS

O Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS) é um benefício do trabalhador brasileiro, que recebe um valor das empresas, sendo depositado em uma conta na Caixa. Em determinadas ocasiões, o trabalhador pode usar o fundo e todo valor acumulado.

Para comprar imóveis, construir ou reformar, além de casos de desemprego ou aposentadoria. Mas, você sabe como consultar o FGTS? Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, é possível fazer essa pesquisa online, através da internet pelo celular.

Como Consultar Saldo do FGTS

Aplicativo FGTS

O app do FGTS é um aplicativo para smartphone que tem o objetivo central de ajudar o trabalhador a encontrar informações sobre o seu Fundo de Garantia de forma simples e online. Assim, dá para consultar saldo e extrato a qualquer hora do dia e de qualquer lugar do mundo – bastando a conexão com a internet.

O aplicativo chama-se FGTS Trabalhador e está disponível para sistemas Android e iOS, sendo que não tem custo ao ser baixado e para usar, basta o cadastro. Além disso, nele é possível consultar depósitos feitos pelos empregadores, atualizar o endereço e ter acesso a outras informações.

Na hora de usar o app do FGTS, o trabalhador deve saber que ele é garantido pela Caixa Econômica Federal, que é um banco tradicional de mais de 150 anos e que faz toda a gestão dos recursos desse benefício dos trabalhadores.

Por que baixar o app?

Uma das principais vantagens que o app traz é o fato de que permite ao trabalhador acompanhar em tempo real, sem custos e de forma prática toda movimentação que aconteceu na sua conta do FGTS – lembrando que as empresas precisam fazer depósitos mensais.

Outro motivo é que ao visualizar o extrato do FGTS, o interessado pode optar por salvar uma cópia no formato de PDF e isso pode garantir alguma prova ou o controle das finanças, sendo que o documento pode ser enviado para o contador, por exemplo.

No app também é possível consultar os pontos de atendimento da Caixa para saque de alguns benefícios e também dá para atualizar o endereço, sendo que não é necessário ir até uma das agências bancárias e encarar filas para fazer isso.

Além do fato de que ao consultar o FGTS pelo celular, a pessoa colabora com o meio ambiente e com a sustentabilidade do mundo, já que evita a impressão de papel, que consome muita água, por exemplo.

Como baixar o app do FGTS?

Para realizar a consulta online, o interessado deve ter um smartphone com sistema Android e iOS. Depois disso, é preciso estar conectado à internet, especialmente a conexão de banda larga, que tem conectividade melhor.

Em seguida, basta abrir o menu de lojas do aparelho e buscar o “FGTS Trabalhador”. Sequencialmente à isso, é preciso fazer o download, que é gratuito. Após a instalação do app, basta abrir o programa e fazer um breve cadastro.

Esse cadastro requer o número do NIS – Número de Identificação Social, por exemplo. Que é um número pessoal de cada pessoa e dará acesso ao aplicativo da Caixa.