Aprenda a investir em fundos imobiliários: dicas infalíveis

O investimento é uma alternativa incrível para quem já entendeu que é a melhor maneira de fazer o dinheiro trabalhar por você. Investir no mercado imobiliário é uma alternativa incrível para quem tem identificação com o setor imobiliário, mas não deseja comprar um imóvel de fato. 

Investir em imóveis é uma alternativa utilizada pelas pessoas que desejam fazer o seu dinheiro render. No entanto, quem não entende muito de investimentos ou tem medo de entrar nesse tipo de mercado, tende a comprar um imóvel físico e alugar. Com o investimento em fundos imobiliários essa prática não é mais necessária. 

fundos imobiliários
Foto: (reprodução/internet)

Esse tipo de investimento tem crescido no Brasil devido ao aquecimento do mercado. O site do Xp Investimentos aponta que: “Essa recuperação é atribuída principalmente às reformas estruturais que estão em andamento no Brasil e à tendência de queda da taxa básica de juros, a selic.”

Os investimentos precisam ser avaliados de acordo com a tendência de mercado e os fundos imobiliários tem se destacado.

Saiba mais como investir em fundos imobiliários e faça o seu dinheiro render mais. Conheça as principais vantagens e desvantagens desse tipo de negócio.

ANÚNCIO

Porque investir é importante?

Antes de falarmos sobre os fundos imobiliários, nós separamos aqui alguns motivos para investir. Muitas pessoas desistem do meio do caminho ou até mesmo nem iniciam essa jornada por acharem complicado ou por outros motivos variados. Então, para que você se sinta mais motivado, vamos elencar aqui, algumas razões importantes.

Estabelecimento de metas

Algumas pessoas conseguem acumular algum patrimônio e não sabem muito bem o que fazer com o “dinheiro que sobra”. É necessário definir algumas metas para que os investimentos façam algum sentido e dessa maneira, você conseguirá manter o foco.

Segurança nos imprevistos

Existe uma frase muito utilizada pelos especialistas em economia, que é a seguinte: “o dinheiro não poupado pode faltar quando precisamos”. Futuramente, pode ser que você precise desses rendimentos para alguma coisa urgente ou até mesmo, será a oportunidade criada para a realização de um sonho.

Desenvolvimento da persistência

Para iniciar uma jornada no mundo dos investimentos, é necessário estar atento a diversos detalhes e em muitos casos, é necessário manter-se economizando ou cortando algum gasto para que os valores investidos possam gerar algum resultado mais expressivo. 

Segurança financeira

Quem tem uma segurança financeira tem uma maior perspectiva sobre o futuro. Muitos chamam esse ponto da vida de “felicidade”

Como funciona o investimento em fundos imobiliários?

Os fundos imobiliários são bem parecidos com outros tipos de investimentos, não é nada muito complicado. Trata-se da união de recursos de diversos investidores que têm o mesmo objetivo. Daí você adquire pedaços do fundo, que são chamados de cotas. 

A partir disso, é possível ter acesso a parte do lucro de empreendimentos como: shoppings, hospitais, galpões logísticos, dentre outros. Geralmente, existe um gestor especializado que faz o acompanhamento do patrimônio para determinar os ganhos. 

Aplicação por renda fixa: Bolsa de Valores?

Outra forma de obter lucro é com a valorização do imóvel em si. Esse também é um ponto importante a ser levado em consideração na hora de fazer a sua escolha. Existe também, a alternativa de investir nos Fundos Imobiliários de papel. 

Nesse caso, a aplicação é feita por renda fixa e o lucro vem dos rendimentos. Esse último processo, é bem parecido com o de compra de ações. Esse fundos são citados na Bolsa de Valores. 

Como fazer uma análise desse setor?

Em qualquer investimento, é necessário fazer uma análise para determinar se de fato é a melhor saída para a saúde do seu dinheiro. No caso dos Fundos Imobiliários, são alguns pontos específicos importantes de serem levados em consideração. Nós vamos falar sobre eles aqui. 

Observe se o preço do fundo está justo

Um bom assessor pode auxiliar nesse processo. Um preço muito barato, por exemplo, pode representar uma grande oportunidade de lucro ou não. Em contrapartida, nem sempre um fundo mais caro é um mau negócio. É necessário ponderar sobre essas características. 

Pesquise sobre os gestores

Analise quem está por trás do negócio. Veja o histórico da empresa e outras informações relevantes para que você possa fazer a melhor escolha. 

Saiba qual tipo de investimento deseja

São muitas as opções de investimento neste setor. Nós temos o fundo de Tijolos que representa os imóveis físicos, os fundos de desenvolvimento que são voltados para a renda passiva de aluguéis.

Os fundos de papel representam os títulos imobiliários e por último temos o fundo de fundos que reúne fundos de cotistas com o objetivo de adquirir cotas de outros fundos imobiliários. 

Como começar a investir em fundos imobiliários?

1. Escolha uma corretora de sua confiança. Nós vamos elencar aqui, algumas das corretoras que têm se destacado nesse setor, aqui no Brasil:

2. Transfira o capital que deseja investir;
3. Escolha o ativo que deseja. Nessa fase, um assessor de investimentos pode auxiliar. 

ANÚNCIO